terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto para divulgação das atividades desenvolvidas nos Telecentros


Divulgação das atividades desenvolvidas nos Telecentros

O projeto é para que haja uma contribuição da comunidade em relação a divulgação do Programa Floresta Digital, das atividades que são realizadas nos Telecentros, e que os mesmos também divulguem seus trabalhos, por meio das redes sociais, que eles tomem conhecimento de que existe esse espaço onde todos podem usufruir das oportunidades que são oferecidas.
Não sei se vocês conhecem, mas aqui em Rio Branco - Acre, trabalhamos com um Programa chamado Floresta Digital o mesmo é de grande importância para toda comunidade que tem a oportunidade de usufruir das tecnologias existentes, há um Telecentro em cada município em todos temos acesso livre a internet, Cursos Básicos de Informática em Linux e Cidadania, Oficinas temáticas e fazemos o acompanhamento dos mesmos durante os acessos. Temos uma equipe que nos dar apoio durante a realização dessas atividades, eles desenvolvem cronogramas conforme a necessidade de cada Telecentro e nós monitores ficamos responsáveis pela realização dessas atividades com a comunidade.

A existência desses Telecentros beneficia várias pessoas, é uma oportunidade para muitos de crescimento profissional, pois através de cursos, oficinas e até mesmo um simples acesso faz toda a diferença. Os monitores têm um papel importantíssimo nos Telecentros, somos responsáveis por repassar e adquirir conhecimentos temos que fazer com que essas pessoas possam se sentir como um “membro” desses espaços, que se sintam bem para retornar e trazer novos usuários.

Existem pessoas que fazem Cursos de Faculdades a distância e realizam seus trabalhos utilizando os meios de tecnologias existentes nos Telecentros, de uma certa forma estamos contribuindo para a formação dessas pessoas. Serve como meio de comunicação muito importante as vezes você tem um amigo ou parente que mora em outra cidade e não tem condições de ficar pagando telefone.
Temos alunos ou até mesmo usuários que tem seu próprio negócio e necessitam de uma ajuda na divulgação desses trabalhos, e nada melhor do que utilizar do meio de comunicação tão eficiente que é a internet, existem vários meios de comunicação aos quais podemos utilizar na apresentação dessas atividades, sendo assim uma oportunidade para o crescimento do seu negócio já que irá ser visto por muitas pessoas.

Os trabalhos desenvolvidos serão:

* Todos os Telecentros (monitores) poderiam criar um perfil no Facebook, já que é uma rede social de grande uso, não é difícil de criar nem manusear, podemos trocar endereços (email) com todos os Telecentros e podemos enviar o convite para nossos amigos, nós monitores iríamos ficar responsáveis pela divulgação de informações e do próprio facebook.

* Colocar os cronogramas nas portas dos Telecentros, é mais um meio de divulgação das atividades realizadas.

*Durante os cursos ou oficinas podemos fazer um desafio aos nossos alunos.

* Apresentar para os mesmos o que é o Programa Floresta Digital, mostrar a importância do Programa, e informar o seu principal objetivo.

* Depois disso faremos a proposta aos mesmos para fazerem a divulgação e trazerem novos usuários para o Telecentro seja para acesso, oficinas ou cursos.

* Ensiná-los a manusear as redes sociais para divulgarem seus trabalhos como, crochê, pintura bordado dizer que a utilização desses meios de comunicação é de suma importância para o crescimentos dos seus negócios.

* Trabalho em equipe, temos que nos empenhar mais, fazendo troca de idéias, sugerindo o que é melhor para os Telecentros. Temos que trabalhar juntos com o nosso principal objetivo que é a Inclusão Digital e Social de pessoas que se sentem excluídas ou aquelas que não tinham a oportunidade de utilizar de novas tecnologias.

* A participação do pessoal da secretaria seria nos fornecer os folders do Programa para a distribuição e papel A4.

A intenção é fazer com que os alunos dos cursos, oficinas, e acesso possam indicar as atividades que são realizadas nos Telecentros para as pessoas que não conhecem, podemos nos reunir e fazer uma apresentação do Programa, um debate para que a comunidade tenha conhecimento das oportunidades que estão sendo oferecidas, informar para as mesmas que o espaço é público e que todos tem acesso e direitos iguais, que eles possam participar mais das atividades desenvolvidas na comunidade.

Podemos fazer uma analise dos trabalhos realizados nos Telecentros, saber a opinião da comunidade em relação as atividades que são aplicadas, isso pode ser feito por meio de um questionário sendo da seguinte maneira:

  1. As atividades realizadas nos Telecentros atendem suas necessidades?

( ) Sim ( ) Não

Se a sua resposta for positiva faça sua justificativa e em caso de negativa dê sua sugestão para a realização de outras atividades.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


  1. Quais os aspectos positivos e negativos com relação ao Programa, aos monitores, as atividades realizadas, a estrutura do espaço, a localização se é de fácil acesso ou não.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .


Um fator muito importante é fazer com que a comunidade possa decidir quais as atividades que atendem suas necessidades, se a localização do espaço é de fácil acesso, a conduta dos monitores em relação aos usuários. Durante o acesso ou um curso podemos fazer a sugestão para que a pessoa possa responder este questionário e assim tanto nós monitores quanto os coordenadores possam refletir nas tomadas de decisões e analisar quais os métodos que podemos utilizar para atender as necessidades dos usuários e assim melhorar o nosso atendimento.

Justificativa:
Sabemos que a divulgação é a alma do negocio, por isso há necessidade de informar a comunidade a existência desses espaços, em todo processo a participação da comunidade é indispensável, pois eles podem nos ajudar a fazer com que esses espaços se tornem mais frequentados, e com o trabalho conjunto todos podem se beneficiar, os cursos, oficinas, pesquisas escolares ajudam no crescimento profissional dessas pessoas.

Objetivo:
Fazer a divulgação das atividades oferecidas nos Telecentros, do Programa Floresta Digital e o trabalho realizado pela comunidade como crochê, pintura, artesanato, bordado enfim que ele também tenham a oportunidade de fazer uma exposição de seus negócios por meio das redes sociais e enfatizar que estamos na era digital e temos que nos qualificar para que possamos alcançar nossos objetivos.

Recursos:
Folders
Data show
Computadores
Internet
Mesa
Cadeiras
Papel A4
Caixa de papelão

Duração:
O trabalho de divulgação será realizado no período de uma semana.
Os questionários irão permanecer nos Telecentros, sendo um trabalho permanente a abertura dessas caixas podem ser feitas de 3 em 3 messes colhemos as informações e continuamos os trabalhos.

Se nos unirmos à comunidade, na busca de trocar experiências, procurar saber a necessidade de cada usuário será realizado um trabalho maravilhoso onde todos irão ser incluídos digitalmente. Nosso dever como monitores é fazer a inclusão digital e social dessas pessoas, não podemos deixar com que essas pessoas possam se sentir de qualquer maneira excluídas, temos que minimizar essas desigualdades sociais já que temos as ferramentas nas mãos para essa tão sonhada inclusão digital e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário